Código de Ética - MaraBilhas de Vizela - Post do Ano 2006 - Post do Ano 2007 - Post do Ano 2008 - Post do Ano 2009 - Expectaculares Super-Produções deste blog

sexta-feira, agosto 19, 2011

Há imenso tempo que precisava de fazer este post. Há quase 6 meses. E já penso em escreve-lo há quase 6 anos! Parece estranho, mas escrevi um post de encerramento deste blog há mais de 3 anos(!), no entanto, houve sempre alguma coisa que me motivou a guarda-lo na gaveta.
Os motivos são simples: deixei de ter tempo para dedicar a este blog, porque a vida de estudante universitário acabou há meses e com ela o tempo disponível. Entretanto, a minha vida profissional ainda me permite dizer asneira em quantidade abundante, mas torna-se incapaz de transpor para aqui.

A QUEM PASSAR POR AQUI, DADO O ABANDONO, é fazerem o favor de regar as plantas.
Obrigado

------------------------------------------

CURIOSIDADES
- Sabiam que o blog faz hoje exactamente 6 anos de vida?
- Sabiam que os animais da foto são o Pintas e o Froskes?
- Sabiam que o criador do primeiro site de humor português (www.trombeta.com) me enviou um mail a elogiar o blog?
- Sabiam que o meu blog foi alvo de um estudo universitário, em que as 5 meninas (Cristiana Reis, Isabel Silva, Joana Patrão, Liliana Marinho e Marlene Pereira)
que fizeram o trabalho tiraram 19 porque a professora se recusava a dar 20's?
- Sabiam que duas dessas meninas vieram visitar Vizela?
- Sabiam que o nome "1/2Kg de Broa" foi o nome que dei inicialmente a um 'worm' no jogo Worms World Party, em 2002?
- Sabiam que já não me lembro o porquê de lhe ter dado esse nome?
- Sabiam que o nome PONTO foi o meu nome de caloiro na universidade, e por isso o blog se chama 'O Meu Ponto'.
- Sabiam que desconhecia a existência do blog 'O Meu Pipi' quando criei este?
- Sabiam que o meu blog só mudou 2 vezes de imagem em 6 anos?
- Sabiam que, ao contrário do que as meninas referiam no trabalho, as imagens eram colocadas à vez alinhadas à direita e depois à esquerda?
- Sabiam que pode ter sido por isso que elas não tiraram um 20?
- Sabiam que conheci pessoalmente 5 pessoas através deste blog?
- Sabiam que algumas pessoas tem uma ideia errada sobre a minha inteligência depois de ler estes textos?
- Sabiam que no meu actual emprego posso ter o mesmo tipo de discurso que tinha aqui no blog?
- E que os outros também o têm?
- Sabiam que aquela imagem ali do lado (que só a Izzie perguntou - obrigado) que tem o título de 'FALTAM' significava o número de visitas que faltavam para atingir as 100.000, o número que tinha como objectivo?
- Sabiam que a foto da Manuela Ferreira Leite nada tem a ver com posições políticas, mas sim só pela beleza do quadro?
- Sabiam que nunca fui ameaçado por nenhum presidente ou elementos da CM Vizela?
- Sabiam que este blog foi criado a 19 de Agosto de 2005?
- Sabiam que vocês fizeram mais de 137 mil visitas e 84 mil visitantes?
- Sabiam que escrevi 640 posts?
- Sabiam que ao todo fizemos 2996 comentários?
- Sabiam que foi quase tudo textos da minha autoria e exclusiva estupidez?
- Sabiam que todas as histórias do meu primo Jardel eram verdade?
- Sabiam que a minha avó ficava contente por ter a foto dela na internet, apesar de dizer que não gostava?
- Sabiam que a minha avó tem actualmente 95 anos?
- E que ainda tem a mão pesada para me bater?
- Sabiam que gostava de voltar a escrever com frequência, mas nunca num blog sozinho?
- Sabiam que o Ruptura Vizela será, oficialmente a partir de hoje o blog vizelense mais antigo em actividade?
- Sabiam que já tenho saudades disto?

Meus caros, por este percurso que me fez crescer imenso, conhecer outras pessoas, outros modos de pensar, o meu muito, muito obrigado!
Grande Abraço!

------------------------------------------

Há muita coisa para contar e explicar. Vou deixar aqui muitas dessas coisas. E vou-me esquecer de outras tantas...

Tenho muitas coisas para escrever sobre este blog. Coisas que se passaram desde o dia 19 de Agosto de 2005 quando o criei. Criei-o para ter um lugar onde guardar pensamentos e conversas parvas, um álbum de memórias que não se apagasse numa formatação de um qualquer computador. E já agora, porque não colocar esses textos à apreciação do mundo? Então vamos lá arrancar esta jornada, por partes...

------------------------------------------

O INÍCIO
Começou por ser um local onde escrevia três a quatro vezes por semana. Tornou-se leitura assídua entre o meu curso da universidade e criou uma ligação a outros blogs (a maior parte deles já terminados).
Entretanto, recebi um e-mail de um senhor chamado Paulo Jorge, criador do primeiro site de humor português: A trombeta do casal da burra:


Vi agora o blog do Vítor. Confesso que gostei... revejo muita da irreverência e sentido crítico que levaram ao nascimento da Trombeta.
O "puto" tem talento, escreve bem e tem um elemento fundamental em quem gosta de escrever: capacidade de observar as coisas e distinguir nelas aquele pormenor que faz a diferença. Podia e devia dizer-te que ele vai longe. Mas tu e eu sabemos que este mundo não premeia os bons.


Quase tão importante como a sms que recebi de uma amiga que dizia

Olá Vitor. Não fazes ideia como é tão bom ler estas coisas para nos sentirmos perto dos amigos e de Vizela, aqui tão longe, onde tudo parece tão diferente

Não queria ser bom. Nem para lá caminhava. No entanto, as visitas iam-se acumulando, em que o 'passa a palavra' foi o importante para que este blog crescesse o suficiente.

------------------------------------------

A IMPRENSA
Depois, também por 2006, numa reportagem do "Notícias de Vizela" foi dado destaque a 4 ou 5 blogues vizelenses. O meu não era um deles. E o meu blog tinha mais do dobro das visitas do que os blogues noticiados todos juntos, era o segundo mais antigo e não figurava na lista.
Obviamente que o conteúdo não interessava à generalidade das pessoas... Por isso tive de melhorar a forma de escrever e desenvolver mais os textos. Valeu a pena! E dei razão à peça jornalística que não fazia referência ao meu blog: não era um blog com interesse para toda a gente!, e fazia todo o sentido não estar naquela lista!
Mais tarde... no ano seguinte, chegou a minha oportunidade nos jornais. Começou por ser texto no Digital de Vizela, sobre as 'Maravilhas de Vizela' que fez disparar as visitas para um número que nunca pensei atingir. O extinto "Tal&Qual" interessou-se por esse artigo e contactou-me para fazer uma reportagem. Esperava que fosse uma coluna, como era costume acontecer com os outros blogs. A minha mãe acordou-me só com o seguinte "Oh Vitor! ... Uma página inteira!", pensei para mim ainda ensonado "Uma página inteira de quê?! Ela não tá a falar pra mim..." depois caiu-me a ficha e percebi que era uma página inteira de reportagem sobre o meu blog!
Embrulhado no espírito de palhaçada achei bem. Mais tarde, num flash apercebi-me que esta reportagem poderia ser levada a sério, sem o tom de brincadeira, e que era mais prejudicial para Vizela do que alguma vez pensei que fosse. Tudo tem consequências...
Segui-se mais uma página no "RV Jornal" e uma entrevista na rádio, que perdi numa formatação ao pc. No final do ano de 2007, passou uma 'Super Produção' num programa de humor da RTP 2, ou seja, um vídeo caseiro que fiz.

------------------------------------------

OS VÍDEOS
Estão todos disponíveis no Youtube e ainda hoje me falam sobre eles. Apesar dos vídeos terem apenas 2 ou 3 minutos, demoravam por vezes 2 e 3 semanas a fazer. Acho que só um vídeo foi pensado, criado e publicado em 2 dias. Trabalhar com vídeo num computador só com o Windows Movie Maker em 2006 era bastante penoso.
Tenho a agradecer aos meus companheiros que não sucumbiram à vergonha de aparecer a fazer figuras parvas na internet, com destaque para o Tóne, que estava sempre disposto em alinhar em mais uma palhaçada.
A esta distância acho que conseguiria fazer muito melhor, mas teve a projecção e o resultado que esperava, alguns até mais do que isso!

------------------------------------------

OS BLOGS
Ter um blog é uma coisa dura. É preciso alimenta-lo, faze-lo crescer, perder tempo a construí-lo. Tudo coisas que deixei de fazer, porque este blog sempre foi mais um processo criativo do que um aterro de emoções, o que torna difícil a sua manutenção quando se tem pouco tempo e muito sono.
Se querem criar um blog, aconselho a publicarem um texto quando tiverem mais 5 pensados ou escritos!

Vizela teve um tempo áureo com 3 dezenas de blogs no activo. "Por Vizela" foi o blog mais completo que, a meu ver, passou por Vizela. Sem cair na ofensa, protegido pelo anonimato, tinha de tudo um pouco. O "Ruptura Vizela" seria um substituto à altura não fosse a sua linha de escrita dedicada à política...

Tive pena de um dia não ter feito parte de um blog, que para mim foi, de longe, o melhor blog alguma vez criado: "MERDAS QUE METEM NOJO". O tema do blog foi espectacularmente bem escolhido, assim como os seus textos. Era um blog que tinha tudo para agradar a toda a gente! Não acredito que houvesse uma pessoa que não se identificasse com pelo menos metade das merdas apontadas que metiam nojo.

------------------------------------------

COMENTÁRIOS E COMENTADORES
O anonimato é algo que respeito, se for usado com cuidado. Recebi muitos comentários anónimos que eram bons, inofensivos, e no início foram eles que fizeram este blog crescer. Respeito quem os usa, desde que para um bom fim. Pseudónimos idem aspas. Usei o nome "1/2Kg de Broa", não por medo de ser identificado, mas porque achei que ficava melhor no tipo de blog a que se destinava.
A moderação de comentários é algo que contesto, simplesmente pelo facto de 'prender' a conversa entre os comentadores, por se esperar a aprovação do moderador, mas é um mal por vezes necessário.

Assim, tenho de agradecer a todos quantos comentaram este blog, Alien, JMFaria, Pedro, Maluka, Izzie, S.Rocha, Redonda, Maw, Samuel, e tantos tantos tantos. E em especial a uma pessoa: Dr. Maria do Resgate. A força dada com os comentários, que atiçavam sempre mais uma labareda no inferno de piadas que estavam no post. Infelizmente não retribuí o gesto com o seu blog pessoal: em primeiro lugar, porque eu já estava na fase decadente, com pouco tempo, e porque o teor dos meus comentários não se iria ajustar à seriedade que supostamente estava patente nos posts. Por isso não fiz comentários fabricados para 'parecer bem'... e este modo de acção é extensível a todos os outros blogs...

------------------------------------------

OS URSOS
Não há bela sem senão. Este blog também teve coisas más. Em 2006 houve um stress mas curiosamente não foi um ataque directo ao que aqui se escrevia mas sim um ataque à minha pessoa.
Perpetrado por dois indivíduos que nem sequer me conheciam, nem nunca me viram mais gordo! Também era preciso recuar até 1989 para me ver gordo...
Usando os comentários anónimos para dizer merda fui obrigado a moderar os comentários por insultos gratuitos à minha santa mãe.
Ainda hoje não sei o que levou as bestas a escrever certas coisas, sem nunca serem homens o suficiente para dar a cara. Poderiam estar ocupados a dar outra coisa...
Mas o que não mata engorda e a filosofia de vida a seguir é: cagar e andar.

------------------------------------------

AS PESSOAS
Há as más e as boas. E ainda bem que todas as que se cruzaram comigo foram as boas. Eu e o Tóne (que tem uma tatuagem no braço de um dragão) chegamos a ser abordados na rua, em Vizela, com a seguinte tirada: "Então? É esse o dragão que cospe fogo?" (em alusão a um vídeo por nós criado).
Mais pessoas mostraram o agrado pelos textos, o Disco, o Almirante!, o Chefe, o JB (hey, mais uma visitinha;) o Papa (Grande PAPA), sempre atento às minhas conversas chatas sobre o blog e sempre a fazer publicidade ao povo do Callidas, a Sara e a Luísa, que eram as minhas cobaias quando queria testar primeiro uma piada antes de postar no blog, o JACF, o meu primo Jardel, o Tóne e o Bruno, pelas conversas de tasca que acabavam sempre por dar nestas asneiras. Bons tempos... em que íamos a pé para o café...

------------------------------------------

OS CIBERNAUTAS QUE DEIXARAM DE O SER
Há pessoas que fizeram parte do blog enquanto cibernautas, mas depois cheguei a contactar com elas pessoalmente: o Márcio, a Boneca de Trapos, a Izzie e a S.Rocha - uma das pessoa com o discurso mais interessante que tive oportunidade de conhecer.
Por conhecer pessoalmente ficaram três pessoas que a meu ver seriam bastante interessantes: a Dona Redonda, a Alien e o Maw. Simplesmente porque sim!

------------------------------------------

Meus caros, por este percurso que me fez crescer imenso, conhecer outras pessoas, outros modos de pensar, o meu muito, muito obrigado!
Grande Abraço!

Vitor Marques